Projeto

O projeto EURECA.net tem como entidade promotora o Laboratório HERCULES da Universidade de Évora e como parceiros as Escolas Secundárias André de Gouveia, Gabriel Pereira e Severim de Faria (Évora), a Escola EB 2,3/S Cunha Rivara (Arraiolos) e a Escola Secundária de Montemor-o-Novo. São ainda parceiros o Museu de Évora, o Museu de Arte Sacra da Sé de Évora e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

O público-alvo do projeto são os alunos do ensino secundário.

O EURECA.net é um projeto financiado pela Ciência Viva, da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, no âmbito do programa Escolher Ciência: da Escola à Universidade. 
(http://www.cienciaviva.pt/EscolherCiencia/)



Principais objetivos

  • Suscitar a curiosidade científica dos alunos pelo património cultural da sua região através do recurso às ciências exatas e naturais;
  • Captar conceitos no âmbito da Física, Química, Biologia e Geologia em ambiente informal e estabelecer a interligação com as matérias lecionadas em sala de aula;
  • Conhecer marcos importantes na história da sua região e sobre o seu património cultural; 
  • Participar em palestras, debates e workshops com os investigadores que compõem a equipa promotora do projeto;
  • Contactar com equipamentos de ponta usados no diagnóstico, análise e caracterização de problemas comuns;
  • Realizar atividades de investigação científica e caracterização material de artefactos in-situ recorrendo a equipamentos adequados e recolher micro-amostras para análise em laboratório;
  • Desenvolver o raciocínio crítico, selecionando, analisando e avaliando informação sobre situações concretas;
  • Desenvolver capacidades de trabalho de grupo.



Fases do projeto

O projeto desenvolve-se em 6 fases, de 1 de março de 2013 a 31 de agosto de 2014, e inclui palestras, workshops e trabalho de campo em unidades museológicas, permitindo aos alunos do ensino secundário o contacto com técnicas de caracterização de ponta. 


1ª FASE

Apresentação do projeto aos alunos e professores das escolas secundárias parceiras. Serão definidos os parâmetros para a criação do Clube de Ciências em cada escola, assim como a calendarização das atividades.

2ª FASE

Realização de palestras nas escolas por membros da equipa promotora, para contextualização científica e histórica. Estas palestras tem como finalidade introduzir as 3 temáticas em estudo (pintura mural, pintura de cavalete e têxteis) e relacioná-las com aspetos do dia-a-dia dos alunos. 

3ª FASE

Nesta fase os alunos irão realizar uma visita de estudo ao Museu de Évora, ao Museu de Arte Sacra da Sé de Évora e ao Laboratório HERCULES. 

4ª FASE

Nesta fase pretende-se trabalhar com os alunos na peça em estudo. Os alunos irão entrar em contacto com algum equipamento portátil, fazer a recolha fotográfica e a amostragem material e microbiológica. As técnicas serão utilizadas com um objetivo pedagógico, de modo a que os alunos apreendam os fundamentos teóricos, a aplicação prática e a natureza da informação que é possível obter da sua utilização. Os alunos também irão estar em contacto com as técnicas de caracterização existentes no Laboratório HERCULES. Estas técnicas serão adequadas para responder às questões que cada objeto coloque, nomeadamente sobre a natureza dos materiais usados na sua produção, questões de contextualização histórica, comparação com materiais usados na produção de peças, entre outras. Ainda nesta fase, serão realizados os workshops "Biodeterioração de bens culturais" e "Os pigmentos naturais, artificiais e sintéticos" em cada escola.

5ª FASE

Discussão de resultados e produção de poster onde serão apresentados os resultados obtidos à própria Escola e numa exposição a decorrer na Universidade de Évora e que colige os trabalhos realizados por todas as escolas.

6ª FASE

Estágio no Laboratório HERCULES, com duração de 1 mês, de um aluno de cada escola. Durante o estágio serão introduzidas novas técnicas de análise.  




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